Superfície e Interação de Displays

Superfície e Interação de Displays

A Divisão de Superfícies de Integração e Display – DSID presta serviços com o objetivo de avaliar o desempenho dos sistemas em situações de emprego, atuando em ergonomia, usabilidade, avaliação de conforto e eficiência de conversão e também trabalha nas áreas de desenvolvimento de materiais, processos e dispositivos, com o intuito de obter prototipagem de equipamentos e sistemas voltados para o atendimento das demandas prioritárias do governo e do setor produtivo. A divisão desenvolve sistemas de interação homem-máquina (e.g. displays, tablets e telas de toque), bem como superfícies de interação ambiental (sensores) e de conversão energética (dispositivos fotovoltaicos).
Por meio do crescimento do número de projetos e serviços de P&D para o setor público e privado, bem como por meio do estabelecimento de cooperação com a comunidade científica nacional e internacional, a DSID vem consolidando sua atuação no cenário nacional e internacional nos últimos anos. O laboratório também contribui para a definição da política industrial do país nos setores da sua competência.

Serviços Tecnológicos
O leque de atuação da DSID inclui desenvolvimento de materiais, processos, dispositivos e sistemas de interação homem-máquina, e sensores de conversão energética. Além disso, DSID atua em ergonomia, habilidade, avaliação de conforto e eficiência de conversão.
Conclui-se, portanto, que a DSID está habilitada a executar estes serviços tecnológicos:
• Projetos, prototipagem e series para validação de produtos em mostradores de cristal líquido TN e PDLC;
• Confecção de células capilares com espaçamento controlado;
• Recobrimento de substratos especiais com filmes finos e condutores;
• Confecção de pequenas séries de telas de toque e tabletes;
• Serviços e estudos por meio de captura de movimento 3D para análise postural, de ergonomia e motricidade para as áreas da eletrônica, saúde, medicina esportiva, educação física, marketing e desenvolvimento de produto, engenharia, arquitetura e entretenimento.