Sobre a Facti

A Facti foi instituída em 1996 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE e Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática – ASSESPRO.

É pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira. É também uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e devidamente credenciada junto a Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC).

A Facti apoia e executa projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), atuando prioritariamente como fundação de apoio do CTI   (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), uma das unidade de pesquisa do MCTI. Nos projetos e atividades tecnológicas tem equipe técnica que, de forma complementar ou integral, executam os projetos de pesquisa (P&D) e/ou atividades tecnológicas para atender demandas do mercado.

Sua equipe, composta de engenheiros, analistas de sistemas, físicos, químicos e várias outras competências, realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologias para a indústria, processos, produtos e serviços, consultoria e treinamento, manutenção e suporte, certificação, ensaios e testes.

Conta também com uma infraestrutura e recursos de 11 laboratórios do CTI para utilização em projetos conjuntos. A fundação conta também com laboratório próprio que atua na área de Qualificação de Software, que utiliza o método MEDE-PROS® desenvolvido pelo CTI.

Já foram conduzidos cerca de 350 projetos, para atender a empresas de vários setores do mercado. Muitos deles utilizaram recursos da Lei de Informática,  FINEP, Subvenção Econômica (FINEP), CNPq, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)SEBRAE e outras fontes de fomento. Vários outros projetos já foram submetidos para o BNDES (FUNTEC) e para o Programa para o Desenvolvimento Tecnológica da Indústria de Semicondutores (PADIS).

A Facti vem realizando parcerias com indústrias, empresas e outros institutos que desenvolvem soluções de software e hardware, para a composição e gestão de soluções completas para o mercado.

A seguir disponibilizamos os seguintes documentos: