Laboratório de Software

Laboratório de Software

LABORATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO DE SOFTWARE E SERVIÇOS CORRELATOS

O Laboratório de Qualificação de Software e Serviços Correlatos presta serviço em duas áreas de atuação:

Processo de software:

  • Implementar ciclos de melhoria de processos de software, utilizando o Modelo de Referência MR-MPS desenvolvido pelo programa para Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS Br) coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), contando com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Produto de software:

  • Avaliar produtos de software, utilizando o método MEDE-PROS® desenvolvido pelo CTI – Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, unidade do MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Esse método permite a avaliação do produto de software através da observação quanto ao atendimento das características de qualidade de um produto de software definidas pela norma NBR ISO/IEC 9126-1 – ABNT (Engenharia de software – Qualidade de produto – Parte 1: Modelo de qualidade).
  • Testar produtos de software, com o apoio de equipe do CTI que possui expertise na disciplina de teste de software. O teste seguirá um processo composto pelas atividades de planejamento, projeto, execução e acompanhamento, e será finalizado por um relatório que contemplará os resultados obtidos. Todo o trabalho estará baseado nas melhores práticas de teste fundamentadas nas normas IEEE 829 – 2008 (IEEE Standard for Software and System Test Documentation), BCS 7925-2 (Standard for Software Component Testing) e no modelo TMMi (Test Maturiry Model integrated).